FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

19/06/2018 - Reserva Biológica da Canela Preta, 38 anos de preservação e riqueza natural

Uma entre as três Reservas Biológicas Estaduais de Santa Catarina, a Caneta Preta completa 38 anos de existência nesta quarta-feira, 20 de junho. Cumprindo a premissa de uma Reserva Biológica, mantém preservados integralmente os recursos naturais, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, consolidando-se assim como uma das áreas mais protegidas e preservadas do Estado.

Estendendo-se pelos municípios de Botuverá e Nova Trento, a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta foi fundada em 20 de junho de 1980 pelo decreto 11.232. A princípio, a área era de 1.844 hectares, mas posteriormente foram anexados 55 hectares, por meio do Decreto 4.840/1994, totalizando 1.899 hectares.

Seu nome vem da espécie arbórea Ocotea catharinensis, popularmente conhecida como canela-preta que ocorria em grande quantidade na região, mas atualmente é considerada ameaçada de extinção.

O local é coberto pela Floresta Atlântica e, além da canela-preta, encontra-se também grande quantidade de palmiteiros. A região tem vários morros, formando inúmeros vales, onde correm rios que formam a bacia do rio Itajaí-Açú e a do rio Tijucas.

Por abrigar espécies de vegetação que estão desaparecendo em nosso Estado, o local não está aberto ao público, funcionando como uma importante reserva genética e área para pesquisa científica.



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Artista Bittencourt, 30 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88020-060 Fone: (48) 3665-4190