FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

31/10/2018 - IMA realiza terceira audiência sobre Terminal Gás Sul

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou no dia 25 de outubro, em Itapóa a terceira audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento Terminal Gás Sul, de responsabilidade da Golar Power Latam Participações e Comércio Ltda. Os municípios de São Francisco do Sul e Garuva, que serão impactados pela obra, já receberam encontros para debater o projeto.

Em Itapoá, a população lotou o auditório e apresentou diversos esclarecimentos. O mais citado com relação à atividade de pesca na região. Preocupados, pescadores fizeram vários questionamentos, principalmente, referentes à área de exclusão de 500m em torno do terminal, prevista no projeto, por onde os barcos de pesca não poderão passar, caso seja instalado o empreendimento. “Se eu tenho que colocar um prato de comida para os meus filhos, tenho que pescar um peixe, um camarão, senão eu vou fazer o que?” indagou um pescador.

A empresa, no entanto, garante que tem compensação para todos os pescadores que forem impactados pelo projeto e que já está em conversação nas colônias de pesca para negociar a situação. “A atividade certamente causa impactos. Tenho com bastante frequência vindo aqui, e levantado junto à comunidade pesqueira uma série de ações que não são simplesmente compensatórias. A empresa vai oferecer contrapartida”, afirmou João Gabriel,  representante da Golar.

Em relação aos benefícios para o município a empresa assegurou que, além dos impostos e do possível aumento de indústrias na região devido à maior oferta de energia e de gás, todas as operações do terminal terão mão de obra local.

O encontro foi conduzido pelo procurador-geral do IMA, João Pimenta, e acompanhado pelos técnicos do Instituto responsáveis pelo licenciamento. Todos os questionamentos e sugestões, assim como as medidas e programas ambientais mitigatórios propostas pela empresa, serão cuidadosamente analisados pelos profissionais do IMA.

A audiência pública é uma das etapas do licenciamento ambiental. O EIA/RIMA do projeto está disponível no site do IMA.



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Artista Bittencourt, 30 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88020-060 Fone: (48) 3665-4190