FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

29/08/2017 - Fatma emite licença prévia para desassoreamento do rio Tubarão

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu nesta terça-feira, 29, a Licença Ambiental Prévia (LAP) para obras de melhoramento fluvial na calha do rio Tubarão. O documento é dado para a Secretaria de Estado da Defesa Civil, responsável pela obra, e atesta a viabilidade ambiental do projeto. “É uma obra pública de suma importância e que vai evitar novas cheias”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.                                        

A LAP é a primeira das três licenças que fazem parte do processo do licenciamento ambiental e tem validade de 60 meses. Antes deste período, a  Secretaria da Defesa Civil deve entrar com o pedido para a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que permite o início da obra. O processo de licenciamento das obras de melhoramento fluvial na calha do rio Tubarão foi formalizado na Fatma em junho de 2015. No final do ano passado foram realizadas audiências públicas em Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão para apresentar o projeto às comunidades.

De acordo com a licença, o projeto prevê obras de manutenção, aprofundamento e recuperação da calha do rio Tubarão, no trecho compreendido entre a ponte da BR-101 e a foz, na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, considerando a continuidade da dragagem até os molhes da Barra da Laguna. Também estão previstos no projeto, diques marginais, auxiliando na contenção de água dentro da calha do rio.

Foto: Santur

 

 

 

 



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feiras, das 12h às 19h.