FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

01/09/2017 - Fatma anuncia parceria com Ibama para interligação de sistemas

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) vai utilizar o Sistema Nacional de Controle e Origem Florestal (Sinaflor), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A parceria foi firmada nesta quinta-feira, 31, na sede da Fundação, em Florianópolis. Uma reunião técnica será realizada na segunda quinzena de setembro para alinhamento de informações para que o software seja interligado com o sistema de licenciamento da Fatma, o Sinfat. “Toda parceria é importante porque reforça ainda mais os cuidados com o meio ambiente e a integração entre órgãos ambientais, sem dúvidas, contribui para promover isso”, explica diretor Administrativo e Financeiro da Fatma, André Adriano Dick.

Atualmente, para emitir autorizações de transporte de material lenhoso, a Fundação utiliza o Sinfat e o Documento Florestal Brasileiro (DOF), nos quais estão inseridas informações sobre volumes autorizados, transportados e creditação de plantio de reposição. A interligação dos sistemas vai possibilitar a automatização do processo de lançamento das autorizações emitidas pela Fatma no banco de dados nacional por meio da utilização de um sistema único. “A parceria vai fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), vai dar mais transparência e o controle dos órgãos ambientais será ainda maior”, esclarece a superintendente do Ibama em Santa Catarina, Lucila Cláudia Lago Francisco.

O Sinaflor foi apresentado à Fatma pelo coordenador de Uso Sustentável de Recursos Florestais do Ibama, André Sócrates. Também participaram do encontro, a gerente de Licenciamento Agrícola Florestal da Fatma, Gabriela Brasil e técnicos do Ibama de Santa Catarina. A customização dos sistemas será feita nos próximos 90 dias por técnicos do setor de tecnologia dos dois órgãos. A interligação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Fatma e Ibama e atende à Lei Federal 12.651/2012 que estabelece diretrizes gerais para proteção da vegetação nativa.



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feiras, das 12h às 19h.