29/10/2018 - Audiência em Araquari debate instalação de linha de distribuição da Celesc

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou Audiência Pública no dia 17 de outubro, em Araquari, para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental da Linha de Distribuição 138 kV Joinville/ São Francisco do Sul (trecho II), de responsabilidade da empresa Celesc Distribuição S.A..

Apesar do nome, o empreendimento não atravessará o município de Joinville. A linha terá origem no primeiro trecho da LD Joinville I - São Francisco do Sul, de propriedade da Celesc Distribuição S.A, na região do Itinga, município de Araquari, e término na Subestação São Francisco do Sul, também de propriedade da Celesc Distribuição S.A., implantada no município de mesmo nome.

O traçado possui uma extensão total de 29.942 metros e terá uma faixa de servidão administração de 25 metros de largura, sendo 12,5 metros para cada lado do eixo da LD. Com investimentos previstos em cerca de R$ 30 milhões, a nova linha deve garantir o atendimento à demanda crescente de abastecimento elétrico de toda a região.

Impactos Ambientais e Programas Mitigatórios

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, para a realização da obra será necessária supressão de vegetação de 1455 m². O empreendimento, no entanto, não terá influência direta em Unidades de Conservação.

Os impactos ambientais incluem alteração da qualidade do ar, da qualidade dos recursos hídricos, remoção ou deslocamento de fauna, ruídos, entre outros.

No intuito de minimizar e recompensar os danos, foram apresentados os seguintes Planos e Programas Ambientais:

- Programa de Supervisão Ambiental;

- Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos;

- Programa de Prevenção de Processos Erosivos;

- Programa de Recuperação de Áreas Degradadas;

- Programa de Monitoramento de Ruídos;

- Programa de Acompanhamento de Supressão de Vegetação;

- Programa de Resgate Branco e Afugentamento da Fauna;

- Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores;

- Programa de Comunicação Social;

- e Programa de Instituição da Faixa de Servidão.

A audiência pública é uma das etapas do processo de licenciamento ambiental e é fundamental para que o empreendedor possa não apenas apresentar o projeto à população, mas esclarecer dúvidas e sugestões.

RIMA

O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA da Linha de Distribuição de 138 kV Joinville/São Francisco do Sul (trecho 2) está à disposição para consulta:

- na Prefeitura Municipal de Araquari, Gabinete do Prefeito, Rua Coronel Almeida, nº 60, Centro, Araquari – SC;

- na Câmara de Vereadores de Araquari, Rua Antônio Carlos Sprotte, nº 125, Centro, Araquari-SC;

- na Fundação de Meio Ambiente de Araquari – FUNDEMA, Rua Antônio Carlos Sprotte, nº 187, Centro, Araquari-SC;

- na Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Gabinete do Prefeito, Praça Getúlio Vargas, 1 - Centro, São Francisco do Sul;

- na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, Alameda Ipiranga, nº 179, Centro, São Francisco do Sul;

- na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro Integrado Multiuso, Rua Barão do Rio Branco, nº 217, Centro, São Francisco do Sul-SC

- no site do IMA: www.ima.sc.gov.br.