FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

07/11/2018 - Atrações marcam 11º aniversário de visitação do Parque Fritz Plaumann

Um dos locais mais belos e preservados de Santa Catarina está em festa. O Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, comemora 11 anos de visitação com atividades até domingo, 11 de novembro.

As atrações são variadas e buscam contemplar toda a comunidade. Estão previstas apresentações culturais, oficinas, trilha noturna, passeio cicloturístico pelas comunidades do entorno do Parque, feira de produtos da agricultura familiar, passeios de barco, entre outros.

Promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Ecopef, o evento conta com apoio do Consórcio Itá, Prefeitura de Concórdia, Sicoob Transcredi e participação do CDA- Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidroelétrica de Itá, SESC Concórdia, Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, Associação de moradores de Sede Brum, Águas do Oeste Catarinense, Bombeiros Voluntários de Concórdia, Consórcio Lambari, UnC – Campus Concórdia, Policia Militar Ambiental, Radio 96 FM, SulBike – Genuíno Rosa, Grupo Giro di Vale e Rádio Rural.

O Parque

Criado pelo Decreto nº 797, de 24 de setembro de 2003, o Parque é a primeira e única unidade de conservação da floresta estacional decidual no Estado de Santa Catarina, com área de 740 hectares. Foi criado como medida de compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina de Itá na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O nome dessa Unidade de Conservação foi dado em homenagem a um cientista alemão que viveu na região oeste. No local, árvores típicas como canafístulas, grápia e anjico vermelho fornecem abrigo para animais nativos, como tamanduá-mirim, gato-do-mato, veado, cotia, jacu e serpentes como a jararaca-pintada e a caninana.

Com ótima estrutura, o Parque oferece aos visitantes trilhas e demais atividades como ponte pênsil e mirantes que recompensam pelas belas paisagens.

Programação

As atividades que ocorrerão ao longo da semana são:

- Na noite do dia 07, às 19:15 ocorrerá no centro comunitário da comunidade de Sede Brum a abertura oficial do evento com jantar e apresentações culturais da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagati.

- Durante a quinta feira, dia 08, das 9 às 16h, será realizada nas dependências do Parque uma Oficina de Restauração de Faixa Ciliar, na qual serão mostrados na prática a aplicação de alguns métodos de restauração florestal, contendo 40 vagas disponibilizadas (sob agendamento). Esta atividade é direcionada ao público em geral, com o intuito de sensibilizá-los sobre a conservação das florestas e as áreas de preservação. O Centro de Divulgação Ambiental de Itá – CDA conduzirá as atividades com o apoio da Ecopef.

- Na noite do dia 08, a partir das 19h15, no Parque Estadual Fritz Plaumann, acontecerá uma trilha noturna, com 70 vagas (sob agendamento). Oportunidade de realizar uma trilha fora do habitual horário de visitação do Parque, com outra perspectiva, além de possíveis observações de espécies da fauna com hábitos noturnos.  

- Na sexta-feira, dia 09, ocorre Assembleia Geral e Visita Técnica do Conselho Consultivo às estruturas do Parque Estadual Fritz Plaumann e a zona de amortecimento, em período integral. A atividade é destinada exclusivamente aos conselheiros do Parque.

- No sábado, dia 10, às 7h30, acontecerá um passeio de cicloturístico (visita técnica) pelas comunidades do entorno do Parque. Com um limite de 50 vagas (sob agendamento). Já durante o período da tarde, com início às 13h30, nas dependências do parque, será realizada uma Oficina de reciclagem de papel com 30 vagas (sob agendamento).

- No domingo, dia 11, serão realizadas atividades no Parque Estadual Fritz Plaumann, o qual estará aberto ao público gratuitamente das 9h até as 11h e das 14h às 17h. As atividades deste dia compreenderão a Feira (mostra e venda) de Produtos da Agricultura Familiar do entorno do Parque; passeios de barco pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Itá (gratuito); e trilhas interpretativas com acompanhamento de guias mirins, além do SESC que estará presente com o Projeto Quintal Brincar e com aulas de Ioga ao público presente interessado.

A visita ao Parque é gratuita e direcionada a toda a comunidade interessada.

 

 



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Artista Bittencourt, 30 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88020-060 Fone: (48) 3665-4190