FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME A FUNDAÇÃO CONVÊNIOS JICA

JICA

Agência de Cooperação Internacional do Japão

É um convênio com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, vinculada ao Governo Japonês, e foi iniciado em março de 1996 visando a elaboração do Estudo de Viabilidade da Recuperação das Áreas Degradadas pela Mineração do Carvão na Região Sul de Santa Catarina. Avaliado em US$ 3,5 milhões, este estudo foi doado pelo Japão ao estado e é um passo fundamental para que o governo catarinense possa buscar financiamento junto a organismos internacionais para o projeto de recuperação da região, avaliado em cerca de US$ 70 milhões.

O Estudo de Viabilidade já está concluído. Inclui o desenvolvimento de um plano de recuperação ambiental com avaliação e monitoramento da poluição nas bacias hidrográficas contaminadas pelas atividades de mineração do carvão na região Sul catarinense. Também, a transferência de tecnologia em controle ambiental para os técnicos brasileiros.

Será desenvolvido em quatro áreas específicas, dentre as mais degradadas pela poluição, selecionadas pelos técnicos japoneses e da Fatma em conjunto com as prefeituras da região:


Capivari - depósito de rejeitos e beneficiamento de carvão
Fiorita - mineração a céu aberto
Rio Carvão - drenagem de subsolo de mina, água ácida
Rocinha - depósito de rejeitos e beneficiamento de carvão


Para auxiliar os trabalhos técnicos de campo, a Jica contratou a consultoria internacional da Mitsubishi Material e Chiyoda Daumes & Moore, que já definiu os 120 pontos de coleta da área de monitoramento, as metodologias de coleta e análises laboratoriais. Os técnicos estão produzindo mapas com a localização das principais fontes de poluição em estudo e avaliação, realizando levantamento de dados sócio-econômico-ambientais da região e também de amparo jurídico institucional. Ainda, estão definindo áreas de estudo para a difusão das técnicas de recuperação ambiental.




Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190