FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME A FUNDAÇÃO PROJETOS EM ANDAMENTO GEOPROCESSAMENTO

Geoprocessamento

Com tecnologia de ponta e equipamentos de informática de última geração, a Fatma processa informações sobre a geologia (tipo de rochas, solos), topologia (relevo), recursos hídricos e cobertura vegetal do Estado.

Utilizando imagens do satélite Landsat, o geoprocessamento viabiliza as seguintes atividades:
- Mapeamento de parques e reservas ecológicas;
- Levantamento e monitoramento da cobertura vegetal de Santa Catarina;
- Gerenciamento do Complexo Hidrológico da Baía de Babitonga , em convênio com a GTZ - Sociedade Alemã de Cooperação Técnica
- Subsídios à proposta de tombamento da Reserva da Biosfera (Mata Atlântica);
- Acompanhamento de invasões de áreas de preservação, desmatamentos, derramamentos de óleo no mar, informando com precisão a localização, velocidade e direção destas manchas, agilizando ações de controle e fiscalização.

Atlas da Cobertura Vegetal de Santa Catarina

Para uma avaliação dos aspectos evolutivos da cobertura vegetal no Estado, a Fatma utilizou como material de apoio documentos anteriores sobre o assunto, como o Mapa Fitogeográfico de Santa Catarina, do pesquisador Roberto Klein (1978). Mas também recorreu a avanços tecnológicos, principalmente nas áreas da informática, sensoriamento remoto orbital (via satélite) e à utilização de dados georeferenciados.

No sensoriamento remoto, a interação entre a radiação eletromagnética refletiva da Terra e os sensores permitiu a obtenção de informações sobre seus usos e cobertura. Os diferentes níveis de energia foram processados e associados a cores, cujas características (tons, formas, textura, estrutura e outros padrões) possibilitaram o reconhecimento e interpretação dos alvos existentes.

A esta ferramenta, adicionou-se o SIG's (Sistema de Informações Geográficas), que possibilitou o uso de dados referenciados espacialmente , ou seja, georeferenciados. Uma de suas principais vantagens é o armazenamento digital das informações, permitindo sua fácil recuperação e o cruzamento com outros dados, conforme a necessidade. Assim, o emprego conjunto do Sensoriamento Remoto e do Sistema de Informações Geográficas representaram um particular potencial para o monitoramento da cobertura vegetal no território catarinense, bem como para o conhecimento da dinâmica dos processos e fenômenos ambientais no espaço e no tempo.

São essas características que tornam o Atlas o levantamento mais atual da situação da cobertura vegetal em Santa Catarina.




Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feiras, das 12h às 19h.